Sobre Games: Fate Grand Order NA

Publicado por Yuukaze

Fate Grand Order é um jogo de cartas baseado em turnos com os personagens da franquia Fate(SN, UBW, Zero, PY, HF, AP e etc), e está com um servidor norte americano(NA), e como esse servidor tem pouco tempo de vida e é espelhado no servidor japonês, é possível prever os eventos entre outras coisas.

Nesse post além de mostrar o básico do jogo e sua aparência eu vou deixar dicas de servos bons e relativamente fáceis de obter, mas vamos do começo.

Na imagem a seguir temos o lobby do jogo:

Dentro do lobby, temos informações como seu progresso atual da história(as singularidades), seu nível e progresso de nível, e a quantidade de AP(Action Points) necessário para realizar quests.

Além das informações mencionadas, existe o Portão de Chaldea e o evento em vigência.

Dentro de Chaldea Gate, existem quests diárias, que te dão itens de evolução de classes determinadas na própria quest, além de itens de ascensão e evolução de habilidades, como bonus você recebe certa quantidade de mana prisms ao completa-las, esse item pode ser trocado na loja por diversas coisas.

No menu, temos as opções Formation(Formação), Enchance(Encantar), Summon(Invocar), Shop(Loja), Friends(Amigos) e My Room(Meu quarto).

Dentro de Formation, você pode organizar a sua própria Party(Grupo) no Party Setup, organizar os servos que seus amigos poderão usar(Support Setup) além de poder ver detalhes das cartas de encantamentos e dos seus servos(Spirit Origin List e Second Archive)

Na opção Enchane, você pode evoluir o nivel dos seus servos(Servant), as habilidades dele(Skills) ou seu fantasma nobre(Noble Phantasm), a opção Craft Essence evolui essências, que são uma espécie de carta extra que pode ser alocada em servos e aumentar seu potencial.

Para evoluir o nível de um servo, basta ir na opção Servant, escolher o servo desejado(no meu caso é uma Caster Nursery Rhyme) e escolher as cartas que serão usadas no processo.

Ao escolher uma carta como combustível para elevar o nível algumas informações são mostradas, como o quanto de experiência  a(s) carta(s) selecionada(s) irá(ão) dar e o tanto necessário para o servo passar para o próximo nível.

Uma carta de exp da classe do servo selecionado dará o exp completo, de classes divergentes também dará exp, mas menos. Obs: Servos podem ser usados para elevar o nível de outros servos, mas é pouco recomendado pois cartas de servos são o material utilizado para evoluir seus fantasmas nobres.

A tela de Craft Essence funciona basicamente da mesma forma que a tela Servant, mas aqui pode usar outras essências como material de evolução de nível sem medo, só preste atenção a raridade e status que as cartas que está usando tem. Explicando mais detalhadamente as essências dão certos bonus quando equipadas, como por exemplo maior chance de critico ou recuperação de vida e os efeitos divergem de essência para essência assim como a raridade.

A tela Ascencion aumenta o topo de nível do seu servo, e conforme o nível de ascensão desbloqueia novas habilidades também, nesta tela você pode ver o nivel necessário para a proxima ascensão, os itens e o preço em QP.

Na tela Summon, você pode invocar Servos de diferente qualidades, junto com os eventos geralmente tem uma campanha de summon que aumenta a chance de obter um servo dependendo do dia, por exemplo hoje a chance de obter a Alter Saber e Nero Claudios é maior, esse summon juntamente com o history summon gastam Saint Quartz e tem mais chance de obter servos e essências de maior qualidade.

Outro aspecto é que os summons de eventos e o history, contém a raridade, classe e nome de cada servo que pode ser obtido.

Servos de 5 estrelas são muito difíceis de obter, quase impossíveis, de 4 estrelas são difíceis mas mais comuns e de 3 estrelas abaixo relativamente fáceis

 

Temos também o Friend Point Summon, que utiliza pontos de amizade, que são muito mais fáceis de obter mas a qualidade dos servos e essências é bem inferior, porém como juntar esses pontos é relativamente fácil e todo dia você consegue roletar 10x de graça, eventualmente boas coisas vem.

Obs: esse summon não detalha tudo que pode ser dropado como os outros dois.

A proxima tela é Shop, nela você pode trocar itens do evento atual, queimar cartas para obter outros itens e trocar mana prisms(cristais de mana), além de comprar Saint Quartz(com dinheiro real) e trocar fragmentos de Saint Quartz em Saint Quartz propriamente dito.

Voltando ao lobby, temos as singularidades que são as quests de história, que tem o formato de uma mapa, com várias regiões e várias missões, terminando uma missão pela primeira vez, você recebe um Saint Quartz como recompensa.

Ao clicar em uma quest, você é redirecionado a tela de suporte, suportes são servos convidados ou servos de seus amigos, toda vez que você usa um suporte seus Friend Points aumentam, ao usar um servo convidado você ganha 200 FP, servos de seus amigos 25 FP e servos de pessoas não amigas 10 FP, além de servos de pessoas não amigas não poderem usar seus Fantasmas nobres nas batalhas.Obs: sempre que possivel use os servos convidados eles geralmente são fortes e não vão te atrapalhar além de você ganhar uma chance de rodar o summon de amizade.

Depois de escolher o servo de suporte, você pode configurar seu grupo, lembre-se, os três primeiros servos são os que entraram juntos na batalha, os outros três entraram quando um dos três iniciais cair e na ordem especificada.

Aqui também é possível ver o tipo dos inimigos que você vai enfrentar na quest, no caso essa quest tem inimigos do tipo Archer, Saber e Berserker, então entramos no assunto Afinidade.

A afinidade determina que tipo de classe tem vantagem ou desvantagem sobre qual, exemplificando Archers dão mais dano em Sabers e recebem menos dano dessa classe também, mas recebem mais dano de Lancers, é como a estrutura de vantagem de tipo em pokémon, porém Shielders não recebem dano aumentado de nenhuma classe e também não tem bonus de dano contra nenhuma classe, Berserkers  dão dano extra em todas as classes(menos Shielder) e recebem dano extra de todas as classes(menos Shielder).

É importante checar as classes de inimigos e a afinidade antes de uma quest, porque o dano causado e reduzido da relação de afinidade é ridículo, por exemplo um time com 3 Archers no nível 60 não consegue passar de 3 inimigos Lancers no nível 30, pois o dano causado será muito pouco e o dano recebido será muito grande, caso você não tenha um servo com Afinidade superior para uma quest, use o servo de um amigo, ou um servo que saia da relação de Afinidade da classe da quest, por exemplo você pode usar Riders contra Archers, Lancers e Sabers, o dano causado e recebido será normal.

Na aba do grupo, é possivel determinar sua veste também, a veste determina quais  habilidades de mestre estarão disponíveis na batalha, as vestes podem ser obtidas em quests no Chaldea Gate. Essa veste, é a veste inicial.

Além de experiência para o mestre as missões dão experiência para a veste usada também, o aumento de nível das vestes aumenta a eficiência das habilidades e diminui seu tempo de recarga

Então, você checou as afinidades, escolheu seu suporte, ajeitou seu grupo, escolheu a veste e entrou na batalha, no menu master skill, você pode acessar as habilidades de mestre, que como já dito são determinadas pela veste.

na parte superior a esquerda, temos o menu dos selos de comando, eles são como habilidades de poderes incríveis, que podem carregar toda a barra de NP de um servo(NP é usado para liberar o seu fantasma nobre), restaurar todo o HP de um servo, ou após todos os seus servos caírem ressuscitar todos com a barra de NP cheia, o custo de cada ação é 1 CS, 1 CS e 3 CS respectivamente. Selos de comando são adquiridos com o tempo, 1 por dia e só é possível carregar 3 de uma vez.

Se for ativar alguma habilidade de mestre, ou de servo, ative antes de escolher as cartas de ataque, pois depois de selecionar esse menu não é possível voltar atrás até o fim do turno.

Clicando em Attack o deck de ações será revelado, aqui você seleciona as cartas e a ordem de ataque das mesmas, são divididas em Quick, Arts e Buster, as Quick cards tem mais chances de derrubar Crit Stars, que determinam a chance de critico das cartas, Arts cards enchem a barra de NP mais rápido e Buster Cards tem um dano maior.

Escolher três tipos de cartas iguais, mesmo que de diferentes servos, lhe concederá um bonus, escolher três Arts cards lhe dará 20 de NP extra para cada servo em ação no turno, 3 Quick cards lhe darão 10 Crits stars extras e 3 Buster cards aumentarão o ataque das cartas usadas.

É possível checar a afinidade do servo ao atacante no topo direito das cartas também, no caso a palavra Effective, significa que aquele servo vai causar mais dano naquele alvo.

Existe também a Brave CHAIN, que é conquistada usando 3 cartas, mesmo que diferentes, de um mesmo servo, o efeito é que o servo vai realizar um ataque extra, e esse ataque geralmente é bem forte.

A brave chain também acumula com os outros efeitos das cartas, como por exemplo é possivel fazer um Arts brave Chain, desde que um mesmo servo utilize 3 Arts cards, e os bonus se acumulam ou seja, o servo recebe o NP extra e realiza o ataque extra.

Quando sua barra de NP estiver cheia a carta do fantasma nobre do servo será liberada para uso, use seu NP com sabedoria, são ataques de grande dano e/ou grandes buffs.

Os bonus de chains também se acumulam em NP’s.

No fim da batalha você pode ver o quanto seu laço com os servos usados cresceu, esse laço desbloqueia novas falas, mas também é requisito para evoluir alguns paradigmas do servo.

Você também vê a experiência ganha para o mestre e para a veste utilizada.

E os itens dropados.

Extras:

Existem as Free Quests e os Inteludes, free quests tem um custo de ap bem menor e depois de completa-las pela primeira vez, você recebe um Saint Quartz, Interludes revelam mais sobre a história de um servo e também liberam mais força em seus fantasmas nobres, Interludes são liberados ao completar determinadas singularidades e ao chegar em determinado ponto de Ascensão de um servo.

Master Missions, missões semanais que ao completadas te dão fragmentos de Saint Quartz, ao juntar 7 deles você pode trocar em 1 Saint Quartz.

Eventos e noticias, claro ficar atualizado sobre o jogo e os eventos em vigência e posteriores é importante, essa tela abre toda vez que o jogador loga, dê um tempinho para saber se tem algo novo.

Extra 2 : Servos para iniciantes.

Deixarei aqui uma lista e uma breve explicação de cada servo, eles são faceis de obter e são fortes considerando mesmo os servos de 4 estrelas. Deixarei um ou mais exemplos de cada classe.

Primeiro o que é um servo forte? É um servo que consegue grandes benefícios para seu time e ainda sim seja forte, além de combar suas habilidades com seu NP e seu deck de ações, dito isso segue a lista:

Primeiro: Mash Kyrielight Classe: Shielder

Explicação: Sim, a carta que todo mundo ganha, mas não subestime ela, é a única shielder do jogo até então, e só isso já faz com que ela não receba dano extra de nenhuma classe, nenhuma mesmo, fora isso ela tem ótimas skills que aumentam a chance de sobrevivência tanto dela quanto dos seus aliados, ou seja ela aguenta muito dano e ainda ajuda o grupo a sobreviver.

 

Segundo: Hans Christian Andersen Classe: Caster

Explicação: Não julgue pelas estrelas ou aparências, o garotinho buffa muito, ele não bate tanto, mas buffa como ninguém, o NP dele aumenta muito a chance de sobrevivência do grupo além de dar vários buffs, e como se não bastasse uma de suas skills ajudar a conseguir o NP mais rápido e TODAS as suas outras skills beneficiam todo o grupo.

 

Terceiro: Medea Classe: Caster

Explicação: Sim a bruxona, e sim dois casters, ao invés de um suporte absurdo essa aqui tem um NP de um dano bruto e debuffa inimigos, sério o NP dela, principalmente contra Assassins, chega a ser desleal, fora isso ela pode curar a si mesma, aumentar seu ganho de NP e ainda curar outros e aumentar o ganho de NP deles, ela pode fazer um misto de dano e suporte e ainda assim se sair muito bem com isso.

 

Quarto: Robin Hood Classe: Archer

Explicação: Roubar dos ricos e dar aos pobres, a questão do robin aqui é a sinergia entre suas habilidades e seu NP, uma de suas skills causa veneno no time inimigo, o que por si só já é bom, mas não para por ai, seu NP causa um dano bonus em alvos envenenados, ele consegue devastar Sabers com uma facilidade que chega a ser irreal, fora isso suas skills restantes conseguem recarregar seu NP rapidamente  e garantir o dano nos inimigos.

 

Quinto: Hassan of the Cursed Arm Classe: Assassin

Explicação: Uma coisa sobre a classe Assassin é que eles são bons em farmar Crit Stars e o Hassan faz isso com extrema facilidade, além do deck dele ter 3 Quick cards duas de suas skills ajudam o time a ganhar mais Crit Stars, fora isso seu NP tem um dano razoável e a chance de matar o oponente.

 

Sexto: Ushiwakamaru Classe: Rider

Explicação: Sendo bem simplista, buffs decentes e dano decente. Ushiwakamaru consegue dar um dano relevante, principalmente com seu NP, tem skills que buffam seu grupo aumentando a quantidade de NP ganha e o ataque, além de ter uma skill de evasão aumentando a sua própria sobrevivência.

 

Sétimo: Gaius Julius Caesar Classe: Saber

Explicação: Não subestime o gordo, ele tem um dano muito alto no seu NP, Caesar consegue destroçar Lancers com facilidade, seu deck tem uma boa sustentação de dano e suas skills aumentam o dano dos NPs de todo grupo e também aumentam o ataque de todo grupo, e sua terceira skill troca 20% da defesa de um aliado por 20% a mais de critico para ele, resumindo ele consegue buffar bastante e dar um dano significativo.

 

Ultimo: Cu Chulainn Classe: Lancer

Explicação: É, deixei o melhor para o final, e sim ele é tão Bad Ass quanto na franquia, se eu fosse resumir seria “ele é quase imortal”, não, não é exagero além de um bom dano tanto no deck quanto no NP é muito difícil matar o Cu Chulainn, suas três skills são as responsáveis por isso, a primeira faz com que quando ele morra volte ao campo de batalha com um certa quantidade de vida, a segunda garante evasão de 3 ataques sejam eles quais forem e a terceira recupera sua vida e retira debuffs, seu NP além de um bom dano tem chance de reduzir a defesa e matar o oponente, não é a toa que quase todo jogador usa Cu Chulainn.

 

Para os curiosos de plantão esse site tem muito material sobre o jogo, vale a pena conferir.