Em 8 de novembro de 1998, no episódio “When You Dish Upon a Star”, Os Simpsons previu a aquisição da Fox pela Disney. No quinto episódio da décima temporada, podemos ver um cartaz na entrada dos estúdios da Fox dizendo “Uma divisão da Walt Disney Company”.

Os Simpsons

Os Simpsons

No episódio em questão, Homer consegue um emprego como assistente pessoal de Alec Baldwin, mas ele não consegue guardar nenhum dos segredos internos de Hollywood. Ron Howard e Brian Gazer participam do episódio especial.

O acordo de compra da Fox foi fechado nessa quinta (14) e o valor da compra foi de US$ 52,4 bilhões. Com isso, a Disney agora possui os direitos d’Os Simpsons, Quarteto Fantástico, X-Men, Avatar, as séries da FX e a National Geograpic.


Os Simpsons

The Simpsons (Os Simpsons, no Brasil e Portugal) é uma série de animação adulta e sitcom norte-americana criada por Matt Groening para a Fox Broadcasting Company. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família protagonista, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson. A série se passa na fictícia cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americanas, a televisão e vários aspectos da condição humana.

A família foi concebida por Groening pouco antes de uma solicitação do produtor James L. Brooks para uma série de curtas de animação. Groening elaborou uma família disfuncional e nomeou os personagens como os membros de sua própria família, substituindo o seu próprio nome por Bartholomew (Bart). Os curtas tornaram-se parte do programa The Tracey Ullman Show em 19 de abril de 1987. Após três temporadas, o projeto foi transformado em um programa para o horário nobre, tornando-se primeira série da rede a figurar na lista dos 30 programas mais assistidos da temporada televisiva de 1989-1990.

Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, foram exibidos 618 episódios. A 28ª temporada da série começou a ser exibida em 2016. The Simpsons é uma das séries dos Estados Unidos de maior duração e o programa de horário nobre há mais tempo em transmissão. Um filme foi lançado em 26 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo. Em 2016, a animação foi renovada até a 30ª temporada e se tornou a série mais longa da história.

The Simpsons é amplamente considerada como uma das maiores séries de televisão de todos os tempos. A edição da revista Time publicada em 31 de dezembro de 1999 classificou a série como a melhor do século XX, e em 14 de janeiro de 2000, a animação foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na Califórnia. A série já venceu inúmeros prêmios desde a sua estreia, incluindo 31 Primetime Emmy Awards, 30 prêmios Annie e um prêmio Peabody. A expressão utilizada por Homer, “D’oh”, foi incluída no Oxford English Dictionary, enquanto a série tem influenciado várias sitcoms direcionadas ao público adulto.