O monstro japonês Godzilla é conhecido mundialmente a mais de 60 anos. O Japão oficializou o monstro como cidadão japonês oficial pela cidade de Tóquio.

Godzilla

Importância do Godzilla para o Japão

“O Godzilla é um personagem de grande orgulho para o Japão”, disseram os representantes em especial cerimônia realizada em 2015.

A crença é de que as cidades mostradas nos filmes em que o monstro tenha passado são prósperas na vida real.

 Além de ter ganhado cidadania japonesa, ganhou um trabalho também: embaixador do turismo no Japão.

Com o cargo ilustre, ele ganhou responsabilidades, promover o entretenimento e cuidar dos cidadãos japoneses.

Inclusive, um Godzilla gigante enfeita o topo do prédio Toho, em Shinjuko, Tóquio, é atração turística para quem visita a cidade. A empresa de filmagens de Toho foi a primeira a fazer um filme da criatura e lançou a franquia desde 1954.

O filme original do Godzilla foi muito importante na época, pois teceu críticas políticas, tem grande valor para a sociedade.

O monstro surgiu através de mutação genética, como resultados de testes nucleares no oceano Pacífico, e na época de seu lançamento trouxe discussões sobre a Segunda Guerra Mundial e as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

Nos filmes, a utilização de armas nucleares para tentar destruir a criatura é debatida, pois poderia afetar a população também.

Ao longo dos anos, Godzilla destruiu Tóquio muitas e muitas vezes, assim como pontos importantes, como a torre de Tóquio, a ponte do arco-íris, o prédio do parlamento e muitos castelos, todos locais de grande atração entre os turistas, dando visibilidade a esses locais.

Para quem não sabe o nome oficial no Japão é Gojira, uma combinação da palavra inglesa gorilla e kujira (baleia), palavra japonesa.

Os filmes japoneses do estilo Godzilla são chamados de filmes Tokusatsu e significa filmagem especial. São extremamente populares no Japão, em sua maioria na televisão, assim como o desenho Ultramen é classificado como filme tokusatsu e fez a alegria de milhares de crianças ao redor do mundo.